OptiPNG: otimizando PNG’s sem perda de qualidade

Quem trabalha com gráficos para web sabe o quanto é importante otimizar as imagens do seu projeto, seja para acelerar o tempo de carregamento das páginas, seja para cortar o desperdício de banda ou até mesmo para economizar o espaço da hospedagem.

Não há muitas ferramentas boas e gratuitas para fazer esse trabalho. A maioria: (i) é paga, (ii) deixa uma marca d’água “bem bacana” nas imagens, (iii) tem período de testes, ou (iv) pior ainda: está embutida em um editor, que é invariavelmente mais caro/pesado que um simples otimizador. Uma solução livre e, principalmente, de excelente qualidade é o optiPNG.

Ele analisa as imagens e vai fazendo várias tentativas até encontrar a melhor configuração para cada imagem sem que ela perca qualidade. E quando eu digo sem perder qualidade eu falo de lossless! Para isso ele usa os artifícios do formato PNG, que vão desde ajustar a taxa de bits por pixel até indexar imagens em RGB, alcançando reduções de tamanho superiores a 40%, na maioria dos casos.

Para instalar é bem fácil: se usa Linux, procure no repositório de sua distro; se usa Windows, faça o download aqui. Usar é mais fácil ainda: no Linux ou no Windows, abra um terminal e digite:

optipng imagem.png

No Windows você precisa estar na mesma pasta do executável, caso contrário ele não vai conseguir localizá-lo. Se você usa Windows e tem pavor de terminais e telas coloridas (azuis, por exemplo ^^) calma, você pode simular o comando acima arrastando os ícones das imagens até o executável do optiPNG.

Infelizmente o optiPNG só trabalha diretamente com PNG. É até meio óbvio dizer isso, por causa do nome do programa, por isso quando ele tem de otimizar outros formatos de imagem ele gera um PNG otimizado daquela imagem, o que nem sempre funciona. Como todo bom utilitário de terminal ele é cheio de opções, por isso vale a pena dar uma lida no manual dele, mas o comando puro já resolve os problemas da maioria de nós, mortais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRAINDO ARQUIVOS NO FORMATO .exe

Resolvendo caracteres estranhos no site do community.grafana.com com Linux Debian/Ubuntu