JoikuSpot - Transforme seu Nokia em um hotspot WIFI

Se você tem um aparelho com Wi-Fi (e um plano de dados com tráfego ilimitado) uma forma alternativa de compartilhar a conexão é transformar seu smartphone em um hotspot wireless, compartilhando a conexão via NAT, assim como em um PC com duas placas de rede. A rede 3G passa então a ser a interface da Internet e a rede Wi-Fi a interface de rede local, permitindo a conexão dos micros PC. Se você tiver um carregador em mãos, pode deixar o smartphone ligado por horas a fio, servindo como um verdadeiro roteador 3G.

Para os aparelhos baseados no S60, a melhor opção é o JoikuSpot Light, que está disponível no http://www.joikuspot.com/.

O uso não poderia ser mais simples. Ao ser aberto, ele confirma a conexão de internet que será usada, exibe o alerta de praxe com relação ao uso do tráfego de dados e a partir daí fica disponível para a conexão dos clientes, exibindo um monitor de status, através do qual você pode monitorar o volume de pacotes transmitidos e os clientes conectados:

Assim que o hotspot é ativado, ele imediatamente aparece entre as redes disponíveis para os PCs próximos, com um nome escolhido aleatoriamente pelo programa:

Por default, a rede fica completamente aberta, permitindo que os PCs se conectem da forma mais simples possível, com direito a DHCP (fornecendo endereços dentro da faixa 192.168.2.x) e tudo mais. Essa é uma forma muito prática de criar um hotspot wireless em eventos ou em qualquer lugar onde você queira disponibilizar uma rede para os amigos de forma prática mas, naturalmente, não é a melhor opção se você quer privacidade.

Nas configurações, você encontra a opção de ativar a encriptação via WEP, que embora não seja muito segura, é melhor do que nada. Use o WEP de 128 bits em modo WEP Open e com chave ASCII, que é o mais compatível. Você pode também definir um canal preferencial, de forma a evitar os canais já usados por outras redes próximas:

Mesmo usando uma chave de 128 bits, o WEP é relativamente fácil de quebrar. Uma dica para reduzir a exposição do seu aparelho em situações onde a rede vai ser acessada apenas por você (e presumindo que você vai deixar o smartphone próximo ao notebook) é reduzir a potência do transmissor Wi-Fi no "Configs. > Conexão > LAN sem fio". Acesse o "Menu > Configs. avançadas" e ajuste a opção "Nível de energia TX com o menor valor". Com isso, você reduz o alcance da rede, reduzindo o problema:

Se você estiver com o carregador por porto, aproveite para desativar a economia de energia para a interface Wi-Fi, no mesmo menu. Isso aumenta bastante o consumo elétrico, mas em troca melhora bastante a velocidade e a latência do acesso, evitando que o smartphone fique continuamente ativando e desativando a interface de rede.

Usando o JoikuSpot você vai logo perceber que ele permite apenas o acesso a HTTP e HTTPS, deixando de fora aplicativos que utilizam outros protocolos, daí o "Light" no nome. No mesmo site está disponível também o JoikuSpot Premium, que é a versão "completa" do programa, com todas as portas liberadas e alguns recursos adicionais, como a conexão com VPNs. Ele custa 15 Euros, mas acaba sendo uma boa aquisição se você realmente gostou do recurso.

Para quem usa o Windows Mobile, existe o WMWifirouter, disponível no http://www.wmwifirouter.com/. Embora seja desenvolvido por outra empresa, ele funciona de forma muito similar, também oferecendo encriptação via WEP. Ele custa 19 euros, com um trial de 21 dias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRAINDO ARQUIVOS NO FORMATO .exe

Resolvendo caracteres estranhos no site do community.grafana.com com Linux Debian/Ubuntu