segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como instalar certificado digital SSL no cpanel


Aqui vai um mini tutorial de como instalar um certificado digital SSL no seu domínio através do CPANEL.

Primeiramente vamos falar sobre o CSR. O CSR é um certificado que contém informações sobre o domínio/servidor onde será instalado o SSL. Isso funciona da seguinte forma:
o CSR é enviado ao emissor de SSL, que é a empresa que emitirá o SSL para você, e será baseado no mesmo que o SSL será criado.

Mas vamos ao que interessa. Para criar o CSR você deverá fazer os seguintes passos:
Acesse o CPANEL e clique no link “SSL/TLS Manager”.
Após acessar vá na opção “Generate, view, or delete SSL certificate signing requests.”
Nessa parte você vai gerar a chave CSR.

Host: Aqui você escolhe para qual domínio você quer utilizar o certificado. Lembrando que www.dominio.com.br é diferente de dominio.com.br e também é diferente de loja.dominio.com.br, então se você pedir o certificado para www.dominio.com.br ele NÃO será ativado ao acessar dominio.com.br e vice-versa;
Country: Essa opção é simples, utilize o BR;
State: Aqui vai o estado (UF) de onde o domínio/empresa está situada, exemplo, SP ou PR;
City: Cidade, mesmo argumento para o estado;
Company: Aqui será o nome da empresa que é dona do domínio que usará o certificado;
Company Division: Divisão da empresa que usará o certificado, ou pode ser o nome fantasia ou até mesmo copiar o “Company”;
Email: E-mail de contato da empresa dona o certificado SSL;
Pass Pharse: Atenção, muita pessoas fazem confusão com este campo. Esta senha não é a senha de acesso ao CPANEL, ou a do servidor, ou de qualquer outra coisa, mas sim a senha de autenticação para que caso você migre este futuro certificado SSL para outro servidor, apache com função de autenticação.

Bom, considerando os campos preenchidos corretamente, você deverá contatar uma empresa que emita certificados SSL, para que você posso efetuar as devidas configurações. Você deverá informar a empresa a chave CSR que você acabou de criar nos passos anteriores.

IMPORTANTE: Para utilizar o certificado digital SSL você deve ter um número IP único configurado para o domínio que terá o SSL instalado.

Agora para instalar o certificado SSL que você receberá da empresa que entrou em contato é mais simples ainda. Acesse novamente o CPANEL e clique novamente no link “SSL/TLS Manager”.
Após acessar novamente vá na opção “Generate, view, upload, or delete SSL certificates”.
E agora copie e cole o SSL que você recebeu no primeiro campo do formulário, ou, faça o upload do arquivo que lhe foi enviado.

Pronto, o CPANEL fará todo o resto, ele vai ler o certificado gravado no servidor e efetuará as configurações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário